Caso Clínico do Mês

Mãe traz o filho de 7 anos ao consultório queixando que o paciente queixa de dor de garganta e de cabeça, não come há 2 dias e está com febre desde ontem.

Mãe traz o filho de 7 anos ao consultório queixando que o paciente queixa de dor de garganta e de cabeça, não come há 2 dias e está com febre desde ontem. Ela não mediu a temperatura, mas ele estava muito quente. Quando a pediatra examina, encontra:

- Paciente abatido e sonolento.
- Febre 38,7 graus no momento do exame
- Palpa-se linfonodos (ínguas) no pescoço e abaixo da mandíbula
- Amídalas inchadas, vermelhas e com placas brancas (pus)
- Pontinhos vermelhos no céu da boca

Também chamada de faringite, a amigdalite pode ser causada por vírus ou bactérias. Dentre as bactérias, a mais comum é o Streptococcus pyogenes (responsável por cerca de 30% dos casos de amigdalite bacteriana nas crianças) e também a que mais pode complicar.

É possível diferenciar a amidalite bacteriana por estreptococo de amidalites virais pelo teste de detecção rápida do Estreptococo do grupo A. Passa-se um swab (tipo um cotonete) nas amígdalas para identificar a presença do Streptococcus pyogenes naquela garganta e o resultado sai em minutos. A importância deste teste consiste em diminuir o uso de antibióticos, caso o teste venha negativo associado a alguns fatores que o pediatra deve saber. Caso o teste seja positivo, o paciente deve ser tratado com antibióticos como penicilina benzatina (BenzetacilÒ) ou amoxicilina, visando prevenir complicações como por exemplo: abscessos amigaliano, otite, sinusite, meningite, febre reumática, escarlatina, dentre outras e diminuir a transmissão da bactéria para outras pessoas.

Além do antibiótico, devemos dar atenção também para os demais sintomas da criança, prescrevendo medicações para todas elas, além de orientar sobre a hidratação, alimentação leve e repouso relativo, ou seja, pode se movimentar normalmente conforme o paciente desejar.

Após introdução e uso correto do antibiótico, o paciente poderá voltar para suas atividades em 2 dias, caso esteja se sentindo bem, o que também é esperado em 2 dias.